top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
Buscar

7 tĂ©cnicas de poda essenciais que vocĂȘ deve conhecer

Ofer Chertkoff

O mais importante a lembrar ao podar as årvores ao redor do seu terreno como parte da preservação do inverno é que o objetivo principal é que os raios solares alcancem todos os novos botÔes, por isso podaremos com o objetivo de ventilar a årvore (principalmente do ùngulo sul, jå que o sol aparece mais baixo no céu durante o inverno) para dar espaço para os frutos crescerem.

Certifique-se de projetĂĄ-la de forma confortĂĄvel para que vocĂȘ possa alcançar facilmente os futuros frutos, portanto, mantenha a ĂĄrvore em uma altura que nĂŁo exija escada alta ou ferramentas especiais de poda. PorĂ©m, nĂŁo se esqueça que hĂĄ ĂĄrvores que queremos que cresçam altas e façam parte da copa, como a noz-pecĂŁ e as castanhas, criando uma copa de sombra para a vegetação abaixo e ajudando a captar a luz solar. Esses tipos de ĂĄrvores serĂŁo podados apenas para fortalecĂȘ-las e encorajĂĄ-las a crescer



Índice




Existem 7 métodos principais de poda, cada um cumprindo uma finalidade diferente:


  1. Desbaste

Apples thinning: A before and after photo
  • Como isso Ă© feito? O desbaste envolve a remoção seletiva de galhos ou caules inteiros de pequeno diĂąmetro (geralmente de 2 a 6 cm) em seu ponto de origem. Esta tĂ©cnica reduz a densidade da planta, permitindo maior penetração da luz solar, melhorando a circulação do ar e promovendo a saĂșde geral da planta. O desbaste tambĂ©m pode se referir ao ato de reduzir a quantidade de flores no desabrochar em ĂĄrvores jovens para permitir que elas se concentrem no crescimento ou em ĂĄrvores onde o desbaste Ă© importante para permitir menos competição por espaço e raios solares pelas flores restantes que evoluem para frutos. Quando realizado corretamente, o desbaste estimula a formação de novas plantas que darĂŁo frutos e flores com mais facilidade. Árvores adequadamente desbastadas podem nĂŁo parecer que foram podadas.

  • Pelo que? O desbaste Ă© frequentemente usado em ĂĄrvores frutĂ­feras para melhorar a qualidade dos frutos, aumentando o espaço de crescimento, reduzindo o risco de doenças e abrindo a copa.

2. Heading back

  • Como isso Ă© feito? Heading back envolve cortar as pontas dos galhos para estimular a ramificação e o crescimento mais arbustivo. É frequentemente usado para controlar o tamanho de uma planta, estimular um crescimento mais denso ou promover a floração.

  • Pelo que? Comumente aplicado em arbustos e plantas ornamentais para manter uma forma compacta e estimular a ramificação.


3. Redução da coroa

  • Como isso Ă© feito? A redução da copa visa reduzir o tamanho total de uma ĂĄrvore cortando os galhos principais. Isso Ă© feito com cuidado para manter a forma natural da ĂĄrvore e ao mesmo tempo reduzir sua altura ou extensĂŁo.

  • Pelo que? Usado quando uma ĂĄrvore ultrapassa o seu espaço ou representa um risco para as estruturas. Deve ser realizado com cautela para evitar estressar a ĂĄrvore.

4. Espalier

Fruit tree espalier
  • Como isso Ă© feito? Espalier Ă© uma tĂ©cnica de poda em que os galhos sĂŁo sistematicamente podados e amarrados a uma estrutura, para criar um plano de crescimento plano e bidimensional. É utilizado para economizar espaço e aumentar a produtividade, em algumas ĂĄrvores, deixando a luz solar atingir o interior. As macieiras e pereiras sĂŁo frequentemente

  • Pelo que? Normalmente usado em ĂĄrvores frutĂ­feras, mas pode ser aplicado em ĂĄrvores ornamentais para fins decorativos.


5. Renovação

  • Como isso Ă© feito? A poda de renovação Ă© um processo que envolve a remoção de madeira velha e improdutiva para estimular o crescimento de novos brotos vigorosos. Rejuvenesce a planta e mantĂ©m sua saĂșde. Ao renovar e rejuvenescer um arbusto grande e coberto de vegetação, remova 1/3 dos caules maiores ou mais antigos a cada ano, durante um perĂ­odo de 2 a 3 anos. Faça a manutenção do arbusto anualmente, removendo um ou dois dos caules maiores ou mais antigos.

  • Pelo que? Normalmente usado com arbustos e certas plantas perenes que tendem a se tornar lenhosas com o tempo.


6. Pollarding

A line of willow shortly after pollarding
Same line of willow 2 years after pollarding
  • Como isso Ă© feito? Pollarding envolve cortar os galhos principais de uma ĂĄrvore para criar uma estrutura de tocos. A poda de pollarding tambĂ©m promoverĂĄ o crescimento de uma densa folhagem e galhos. Isso Ă© repetido regularmente para manter um tamanho e forma especĂ­ficos.

  • Pelo que? Tradicionalmente, as pessoas cortavam ĂĄrvores por uma de duas razĂ”es: para obter forragem para alimentar o gado ou para obter madeira. as ĂĄrvores sĂŁo podadas em intervalos de dois a seis anos para que seu material folhoso seja mais abundante como "feno de descasque" para alimentação do gado.


7. Dead heading

  • Como isso Ă© feito? Deadheading nĂŁo Ă© realmente uma tĂ©cnica de poda de inverno e Ă© mais adequada para o outono e durante todo o perĂ­odo de floração da primavera, mas achamos que vale a pena mencionĂĄ-la. Deadheading Ă© um simples ato de remover flores gastas ou desbotadas. Isso evita que a planta direcione energia para a produção de sementes e estimula mais florescimentos. É tambĂ©m um mĂ©todo para prolongar o perĂ­odo de floração, jĂĄ que as flores seguintes apĂłs o corte geralmente duram mais do que aquelas que foram pinçadas.

  • What for? Aplicado a plantas com flores, como rosas, anuais e perenes. À medida que a flor murcha, simplesmente aperte ou corte o caule da flor, logo entre a flor murcha e o primeiro conjunto de folhas saudĂĄveis ​​e cheias.



Dicas gerais para uma poda adequada


  1. Use ferramentas adequadas: use ferramentas de poda afiadas e limpas para fazer cortes precisos e reduzir o risco de infecção. Se vocĂȘ tiver a opção de esterilizar suas ferramentas apĂłs terminar de podar uma ĂĄrvore e antes de passar para a prĂłxima.

  2. Podar de forma conservadora: Evite remover mais de 25% a 30% da copa da ĂĄrvore para evitar estresse. existem algumas tĂ©cnicas que vocĂȘ deve podar a maior parte da copa.

  3. Considere o clima local: Recomenda-se a poda nos dias mais amenos de inverno, quando a temperatura não é extremamente baixa. Algumas regiÔes podem ter invernos mais amenos, permitindo podas durante toda a temporada.



ConclusĂŁo


Existem diferentes técnicas de poda e cada técnica tem seus princípios próprios. Adaptaremos uma ou mais técnicas a cada årvore dependendo do tipo de årvore, da sua localização, da sua forma e do nosso objetivo ao podå-la.

No prĂłximo artigo detalharemos mais sobre como podar diferentes tipos de ĂĄrvores, hĂĄ mais que vale a pena esperar.

 
 
 
bottom of page